Pular para o conteúdo principal

Recursos argumentativos

Resumidamente, é importante falar sobre certos recursos para justificar os argumentos empregados num texto. Isto, é fruto da comunicação e expressão.


Esses recursos são:


  • Exemplificação: justificar os pontos de vista através de exemplos.: mais importante que, superior a, por exemplo
  • Explicitação: Explicar e esclarecer os pontos de vista abordados.: isto é, quer dizer, haja vista, na verdade, ao meu ver, segundo
  • Enumeração: O autor apresenta uma sequência de elementos que provem sua opinião.: primeiro, antes, respectivamente, no passado, adiante, ao lado de
  • Comparação: Provar o que é apresentado pelo autor mediante a comparação.: assim como, igualmente, tal como, por outro lado


Ainda sobre recursos argumentativos, abaixo encontram-se aqueles que concluem um texto:


  • Síntese: Retomar o que já foi dito anteriormente;
  • Dedução: Com base na defesa de uma ideia, é possível deduzir uma conclusão.: logo, deduzindo, de acordo com
  • Relação de causa e consequência: Defesa da ideia apontadas pela causa e consequência.: por causa de, consequentemente, em virtude de, de modo que
  • Por interrogação: Gerar uma dúvida, transformar a afirmação em uma reflexão;
  • Citação direta/parafraseada/parodiada: Traz um texto com autoria de outro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fonética articulatória, acústica e auditiva

Depois de ver o que é a fonética, vamos a suas propriedades... Fonética articulatória : Analisa como os sons são produzidos, através da língua, lábios, etc. Estuda a posição e a função de cada um dos órgãos do aparelho fonador. Pode ser chamada também de Fonética Fisiológica. Por exemplo: Bilabial : é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "m", "p", "b" através dos lábios unidos. Labiodental: é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "v", "f" através do lábio inferior e os dentes superiores. Dental:  é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "t", "d" através do ápice da língua e parte posterior dos dentes. Alveolar:  é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "s", "z", "n", "l" através do ápice da língua e os alvéolos. Alvéolo-palatal:  é um ponto de articulação do...

Anafórico e Catafórico

Esses dois termos pertencem ao elemento textual: Coesão Como já foi dito, a coesão é a estrutura do texto, a relação harmoniosa que une palavras, frases e parágrafos em uma ordem de significância. É a costura do texto. Portanto, dois elementos internos importantes da coesão são: anafórico e catafórico  Anafórico:  O termo anafórico é aquele que retoma o que já foi falado.  Por exemplo: O homem é mortal. Essa é a verdade. O pronome demonstrativo "essa" retoma a afirmativa anterior, retoma a palavra "mortal", a qual já foi dita. Mortal=Essa Catafórico:  O termo catafórico é aquele que antecipa, refere-se àquilo que ainda vai ser dito.  Por exemplo: A verdade é esta : O homem é mortal. O pronome demonstrativo nessa sentença antecipa a afirmativa.  Esta=Mortal 

Gerativismo: o que é?

A teoria do Gerativismo foi desenvolvida pelo linguista americano e professor do MIT, Noam Chomsky, que através de suas críticas ao Behaviorismo (teoria do comportamento a partir da observação), desenvolveu suas ideias contrárias e alimentando o que viria a ser o Gerativismo. A teoria sustenta uma visão inatista de aquisição da língua. O conhecimento linguístico encontra-se inato à criança desde o nascimento, a qual precisa estar em comunidade para aprimorar tal conhecimento. Chomsky admirava a carga de "experiências" que a criança teria de submeter-se para buscar tantas palavras e seus derivados, por isso, não lhe agradou a ideia do empirismo (através da experiência) como ocorre ao behaviorismo, afirmando assim na possibilidade do inatismo.  INATISMO = DISPOSITIVO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM = é aquilo que diferencia dos animais, pois a criança (ser humano) é a única que cria neurônios capazes de adquirir a linguagem; COMUNIDADE = Quando ela é introduzida ao meio...