Pular para o conteúdo principal

Fonética articulatória, acústica e auditiva

Depois de ver o que é a fonética, vamos a suas propriedades...


Fonética articulatória: Analisa como os sons são produzidos, através da língua, lábios, etc. Estuda a posição e a função de cada um dos órgãos do aparelho fonador. Pode ser chamada também de Fonética Fisiológica.

Por exemplo:

Bilabial: é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "m", "p", "b" através dos lábios unidos.

Labiodental: é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "v", "f" através do lábio inferior e os dentes superiores.

Dental: é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "t", "d" através do ápice da língua e parte posterior dos dentes.

Alveolar: é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "s", "z", "n", "l" através do ápice da língua e os alvéolos.

Alvéolo-palatal: é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "ch", "j" através da parte posterior da língua e a parte média do palato duro (céu da boca).

Palatal: é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "lh", "nh" através da parte média da língua e da parte posterior do palato duro.

Velar: é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "c", "g", "r" através parte posterior da língua e o véu palatino (palato mole/está situado acima da úvula)

Glotal: é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de dialetos, por exemplo o "retroflexo" para a palavra MAR, torna-se "marrrrrr" Logo, esta articulação são músculos das pregas vocais.


Fonética acústica: Estuda o som no momento de sua propagação pelo ar, analisando as características físicas do som da fala, as ondas mecânicas produzidas.


  • O estudo da fonética acústica sofreu um grande avanço principalmente no final do século 19, quando ocorreu a invenção do fonógrafo, por Thomas Edison. Esse dispositivo permitiu que o sinal da fala fosse gravado para depois ser processado e analisado. Logo em seguida surgiram estudos a respeito do espectrograma e dos formantes. 
Fonética auditiva ou perceptual: Estuda de que maneira é percebido o som da fala. Ou seja, estuda o som no momento em que o ouvinte recebe a mensagem, decodificando, e percebendo o gênero da pessoa, idade, origem sócio-cultural).


Portanto, o estudo das três fonéticas é importante para identificar não só a mensagem que está sendo emitida, mas a situação e condição do locutor e vice versa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Existe linguagem animal?

Linguagem animal, de modo geral quer se referir aos sons, movimentos que o animal faz que possibilita uma certa "linguagem". Na verdade, está mais para uma comunicação animal. Porque a comunicação ela não depende necessariamente de uma língua, como a língua humana, dotada de códigos complexos, números, etc. Ela pode ser feita de diversas maneiras. Por exemplo, a famosa análise do etologista (estudo do comportamento animal) alemão, Karl Von Frish "A dança das abelhas" Ele observou através dessa "dança", que a abelha obreira sai à procura de alimento, ao encontrá-lo volta para a colmeia e avisa as outras abelhas o local onde está o alimento. Elas o localizam facilmente, sem erro algum, enquanto a obreira permanece na colmeia, e as outras vão lá buscá-lo. As abelhas passam o pólen uma para as outras pelas antenas, logo nesse processo é como se estivessem 'dançando' num formato do número 8, claro na linguagem humana.  Portanto, através dest

Livro "Curso de Linguística Geral": como surgiu?

O livro "Curso de Linguística Geral", que no original é: Cours de Linguistique Générale , é a grande base para os fundamentos da teoria do Estruturalismo e análises linguísticas, que influenciaram a língua e sua estrutura por muito tempo. Ferdinand de Sassure (1857-1913) foi o professor do curso, mas não muito contente com seu desenvolvimento na disciplina, pois tinha que seguir um programa padrão, quando na verdade desejava definir suas ideias, assim, portanto, sentindo-se limitado. "Vejo-me diante de um dilema: ou expor o assunto em toda sua complexidade e confessar todas as minhas dúvidas, o que não pode convir para um curso que deve ser matéria de exame, ou fazer algo simplificado, melhor adaptado a um auditório de estudantes que não são linguistas. Mas a cada passo me vejo retido por escrúpulos." (Saussure sobre o curso) É válido lembrar que, Saussure não escreveu este livro, foi obra de um punhado de alunos seus, que encarregaram-se em editar, revisar,