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Gerativismo: o que é?

A teoria do Gerativismo foi desenvolvida pelo linguista americano e professor do MIT, Noam Chomsky, que através de suas críticas ao Behaviorismo (teoria do comportamento a partir da observação), desenvolveu suas ideias contrárias e alimentando o que viria a ser o Gerativismo.

A teoria sustenta uma visão inatista de aquisição da língua. O conhecimento linguístico encontra-se inato à criança desde o nascimento, a qual precisa estar em comunidade para aprimorar tal conhecimento. Chomsky admirava a carga de "experiências" que a criança teria de submeter-se para buscar tantas palavras e seus derivados, por isso, não lhe agradou a ideia do empirismo (através da experiência) como ocorre ao behaviorismo, afirmando assim na possibilidade do inatismo. 

  • INATISMO = DISPOSITIVO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM = é aquilo que diferencia dos animais, pois a criança (ser humano) é a única que cria neurônios capazes de adquirir a linguagem;
  • COMUNIDADE = Quando ela é introduzida ao meio, todo o conjunto de frases que ela ouve é chamado de INPUT e o OUTPUT: é a capacidade da criança após ouvir, manifestar-se/produzir/gerar enunciados;
  • Chomsky afirma que nascemos predispostos a aprender qualquer língua, pois todo ser humano nasce com uma faculdade de linguagens;
  • Ele enfim, desconstrói a ideia behaviorista de que os experimentos com ratos em laboratórios não dão resultados sobre a linguagem humana. Por isso, Chomsky faz a aproximação das ciências naturais com as ciências humanas. 
Outra concepção do linguista americano, é a COMPETÊNCIA e o DESEMPENHO: 

A primeira destaca-se como capacidade de produzir sentenças de acordo com a gramática interna, pois já sabemos distinguir uma frase gramatical e agramatical

Exemplo1: O menino caiu no chão => Esta frase é gramatical, porque possui coerência (sentido entre as palavras) e coesão (construção harmoniosa que mantém uma relação de significância) 
Exemplo2: Menino chão caiu o => Esta frase é agramatical, não possui coerência muito menos coesão. Portanto, a pessoa que consegue distinguir tais sentenças, ela possui, segundo Chomsky 'competência'. 

A segunda 'desempenho' faz jus a produção de enunciados e o uso correto da pronuncia de uma palavra, cometendo ou não erro nos usos de um enunciado, se há a manifestação imperfeita da palavra ou não. 

A competência pode ser entendida também como a própria Gramática Universal (GU), onde os conhecimentos estão internalizados. 
  • A gramática universal não quer dizer que todas as línguas naturais tenham a mesma gramática. Mas que possuam regras universais, pois "todas" as línguas possuem termos semelhantes como por exemplo: toda língua tem um sistema numérico;
  • O principal fator responsável pela identificação da linguagem humana é a criatividade. Pois o sujeito é capaz de criar, interpretar e reproduzir outras formas de comunicação. 
Atualmente, a teoria é conhecida como Teoria dos Princípios e Parâmetros: 

Os princípios => é aquilo que constitui a Gramática Universal (GU) e é comum a todas as línguas, por exemplo: o sujeito e predicado 
Os parâmetros => conjunto de parâmetros que permitem constituir a língua da comunidade (língua nativa), possui sujeito e predicado, mas em outras línguas são construídos de diferentes formas. 

Em síntese, o gerativismo de Noam Chomsky é a capacidade inata que o ser humano tem de gerar enunciados, distinguir casos gramaticais e agramaticais, produzir, criar e interpretar. 







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