Pular para o conteúdo principal

Funções da Literatura

Antonio Candido (1918-2017) contribui em 1972 para uma conceituação funcional da literatura, com o texto de 10 páginas chamado A literatura e a formação do homem, nela o crítico literário relata a função humanizadora da literatura, ou seja, aquela que é capaz de confirmar a humanidade do homem.

Revelada em três funções da Literatura:

Função psicológica: É aquela que satisfaz e responde as necessidades universais, onde o vínculo que enriquece a literatura, é a fantasia e a ficção, pois ninguém passa um dia sem fantasiar (sonho, devaneios, a mídia, literatura, cinema), estamos sempre sonhando sobre algo que poderia acontecer, sendo provável ou não.

Por exemplo: Foi através desses devaneios, que no campo científico, o homem criou o avião, pelo desejo de voar como um pássaro.

FANTASIA E FICÇÃO = LAÇOS COM A REALIDADE = SATISFAZER OS DEVANEIOS DO HOMEM = INFLUENCIA E REFLETE

Função Formativa: Corresponde com a formação da personalidade, o caráter formativo. Cai em conflito com a pedagogia tradicional, em que os alunos aprendem aquilo que é "Verdadeiro, Bom e Belo", visando a boa conduta, adaptando o aluno a uma moral ideológica. Mas a Literatura é muito mais do que isso, ela rompe com os padrões, é inovadora, o leitor passa a ter acesso ao "bem" e o "mal". Portanto, esta função é dar-lhes a liberdade de reflexão e escolha da personalidade.

Função de Conhecimento do Mundo e do Ser: O leitor diante da obra literária tem a chance de se alienar pelo que lê ou humanizar-se. Precisa identificar através de suas próprias vivências. Nesta função, ocorre a função social, que Candido destaca para uma proposta perigosa, pois o leitor leigo ao se deparar com uma caracterização de um personagem, acaba confiando nas descrições do autor.

Por exemplo: Regionalismo brasileiro, esse fornece ao leitor o conhecimento de variedades do homem, que precisa ser feito com todo o cuidado.


Portanto, as funções humanizadoras tornam-se essenciais ao ser humano em aspectos diferentes como: conhecimento de mundo e do próprio ser, formar a personalidade, através de um acesso livre e direto indispensável ao homem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fonética articulatória, acústica e auditiva

Depois de ver o que é a fonética, vamos a suas propriedades... Fonética articulatória : Analisa como os sons são produzidos, através da língua, lábios, etc. Estuda a posição e a função de cada um dos órgãos do aparelho fonador. Pode ser chamada também de Fonética Fisiológica. Por exemplo: Bilabial : é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "m", "p", "b" através dos lábios unidos. Labiodental: é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "v", "f" através do lábio inferior e os dentes superiores. Dental:  é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "t", "d" através do ápice da língua e parte posterior dos dentes. Alveolar:  é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "s", "z", "n", "l" através do ápice da língua e os alvéolos. Alvéolo-palatal:  é um ponto de articulação do...

Anafórico e Catafórico

Esses dois termos pertencem ao elemento textual: Coesão Como já foi dito, a coesão é a estrutura do texto, a relação harmoniosa que une palavras, frases e parágrafos em uma ordem de significância. É a costura do texto. Portanto, dois elementos internos importantes da coesão são: anafórico e catafórico  Anafórico:  O termo anafórico é aquele que retoma o que já foi falado.  Por exemplo: O homem é mortal. Essa é a verdade. O pronome demonstrativo "essa" retoma a afirmativa anterior, retoma a palavra "mortal", a qual já foi dita. Mortal=Essa Catafórico:  O termo catafórico é aquele que antecipa, refere-se àquilo que ainda vai ser dito.  Por exemplo: A verdade é esta : O homem é mortal. O pronome demonstrativo nessa sentença antecipa a afirmativa.  Esta=Mortal 

Gerativismo: o que é?

A teoria do Gerativismo foi desenvolvida pelo linguista americano e professor do MIT, Noam Chomsky, que através de suas críticas ao Behaviorismo (teoria do comportamento a partir da observação), desenvolveu suas ideias contrárias e alimentando o que viria a ser o Gerativismo. A teoria sustenta uma visão inatista de aquisição da língua. O conhecimento linguístico encontra-se inato à criança desde o nascimento, a qual precisa estar em comunidade para aprimorar tal conhecimento. Chomsky admirava a carga de "experiências" que a criança teria de submeter-se para buscar tantas palavras e seus derivados, por isso, não lhe agradou a ideia do empirismo (através da experiência) como ocorre ao behaviorismo, afirmando assim na possibilidade do inatismo.  INATISMO = DISPOSITIVO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM = é aquilo que diferencia dos animais, pois a criança (ser humano) é a única que cria neurônios capazes de adquirir a linguagem; COMUNIDADE = Quando ela é introduzida ao meio...