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Danziger e Johnson

Esses dois, como Wellek e Warren, são teóricos da Literatura, trazendo mais contribuições e teorias para o estudo literário.


Eles igualmente acreditam que conceituar a Literatura não é algo fácil e óbvio, pois esta permeia vários sentidos/significados. Pode-se até considerá-la como qualquer coisa escrita em verso e prosa; ou até mesmo entender tudo como Literatura.

Eles associam Literatura à arte, sem ligação a uma ciência ou conhecimento prático. É arte, que se expressa, é inovadora.

Fizeram a seguinte divisão:

Domínios do conhecimento 

  • Arte: visual: artes plásticas, cênica: teatro, verbal: literatura 
  • Ciência 
Constatam que arte é arte, nada pode justificar a arte, pois é dela mesma que se faz arte.

Por isso, repensaram sobre a etimologia da palavra literatura, aquela que vem da palavra littera (letra), que é a linguagem escrita e impressa. Mas vão além desse significado, considerar a literatura como uma arte verbal, uma linguagem oral, deixando assim a refletir: se as palavras são escritas ou faladas.

Para Danziger e Johnson, dentro da literatura há o "modo como" a vida é imitada com objeto de ser reinterpretada e recriada. Portanto, na Literatura, a vida é modelada por uma espécie de "espelho" que reflete as experiências vividas. (teoria da imitação)

Teoria da Expressão: 


  • Através da inspiração divina, os filósofos antigos acreditavam que o poeta/escritor estivesse 'possuído', pela musa/inspiração, é aquele que recebeu um deus no seu corpo, o entusiasmado, um profeta que fala por ele. No momento da criação está fora de si = loucura divina. 


  • Através da prática da composição, a literatura como peça artística criada pelo homem e depois ser "polida", transformada pelo mesmo. Ou seja, o homem mesmo considerado um "fora de si" no momento de sua criação, ele tem plena consciência do que faz, e ainda retoca e repara os danos de sua obra. 


Teoria do Efeito: 


  • O efeito que causará na plateia. Um exemplo é a tragédia, citada no livro Poética de Aristóteles que seguem os seguintes critérios: a linguagem ornamentada (meio), representação das ações do homem (imitação do objeto), espetáculo cênico/literatura (modo) e a catarse (purificação/esclarecer os fatos) tudo isso coagirá em uma determinada reação ou não. Dependendo do público, causará horror, compaixão, tristeza, etc. 
Os teóricos ainda consideram essas teorias incompletas, e partem para duas ideias sugeridas por críticos literários, que a qualidade e a característica que distingue uma obra literária em si mesma.

Ficcionalidade: A partir da realidade, construir um mundo ideal, aquele que parece existir, mas é totalmente ficcional. Imaginar/indagar sobre aquela ficção, se identificar com alguns personagens, e imaginar o que farão depois dali, distorcendo nossa noção de realidade.

Estrutural: Uma organização complexa, onde os componentes se correlacionam entre si, inter-relaciona as peças dando-lhe integridade. A estrutura é fundamental para moldar o tema refletido e recriado na Literatura.


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