Pular para o conteúdo principal

Denotação e Conotação

Ao distinguirmos a linguagem literária por outra linguagem científica, podemos analisar que ambas possuem diferenças cruciais para a produção de texto literário ou não.

A linguagem literária é compreendida pelos teóricos Wellek e Warren, como altamente conotativa, que possui significados paralelos, ambíguos, carregados de valores, variando de cultura para cultura. Já a linguagem científica é denotativa, onde um certo significante evoca no receptor, é objetiva e técnica, apenas para referencial.

Portanto, o que é Denotação e Conotação?

Denotação: é a relação direta entre significante e significado de um signo linguístico, ou seja, é o conceito ao qual nos remete um certo significante.

Conotação: é um plano de conteúdo constituído de valores sociais que um signo pode despertar, em outras palavras, um certo significante pode gerar outros significados, ambiguidades, duplos sentidos, metáforas, etc. As quais vão variar de uma cultura para outra, época para outra.


Diante disso, Wellek e Warren, analisaram que a Literatura constitui um discurso singular permitindo que os signos possam ter outros significados/sentidos (polissemia), pois não importa o que o escritor ou poeta irá dizer, mas sim como ele dirá, de que maneira ele utilizará a linguagem, logo, isso assume um caráter peculiar na literatura, a qual passa de um plano denotativo, objetivo, referencial para um plano conotativo, ambíguo, plural e subjetivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fonética articulatória, acústica e auditiva

Depois de ver o que é a fonética, vamos a suas propriedades... Fonética articulatória : Analisa como os sons são produzidos, através da língua, lábios, etc. Estuda a posição e a função de cada um dos órgãos do aparelho fonador. Pode ser chamada também de Fonética Fisiológica. Por exemplo: Bilabial : é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "m", "p", "b" através dos lábios unidos. Labiodental: é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "v", "f" através do lábio inferior e os dentes superiores. Dental:  é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "t", "d" através do ápice da língua e parte posterior dos dentes. Alveolar:  é um ponto de articulação do aparelho fonador que permite o som de "s", "z", "n", "l" através do ápice da língua e os alvéolos. Alvéolo-palatal:  é um ponto de articulação do...

Anafórico e Catafórico

Esses dois termos pertencem ao elemento textual: Coesão Como já foi dito, a coesão é a estrutura do texto, a relação harmoniosa que une palavras, frases e parágrafos em uma ordem de significância. É a costura do texto. Portanto, dois elementos internos importantes da coesão são: anafórico e catafórico  Anafórico:  O termo anafórico é aquele que retoma o que já foi falado.  Por exemplo: O homem é mortal. Essa é a verdade. O pronome demonstrativo "essa" retoma a afirmativa anterior, retoma a palavra "mortal", a qual já foi dita. Mortal=Essa Catafórico:  O termo catafórico é aquele que antecipa, refere-se àquilo que ainda vai ser dito.  Por exemplo: A verdade é esta : O homem é mortal. O pronome demonstrativo nessa sentença antecipa a afirmativa.  Esta=Mortal 

Gerativismo: o que é?

A teoria do Gerativismo foi desenvolvida pelo linguista americano e professor do MIT, Noam Chomsky, que através de suas críticas ao Behaviorismo (teoria do comportamento a partir da observação), desenvolveu suas ideias contrárias e alimentando o que viria a ser o Gerativismo. A teoria sustenta uma visão inatista de aquisição da língua. O conhecimento linguístico encontra-se inato à criança desde o nascimento, a qual precisa estar em comunidade para aprimorar tal conhecimento. Chomsky admirava a carga de "experiências" que a criança teria de submeter-se para buscar tantas palavras e seus derivados, por isso, não lhe agradou a ideia do empirismo (através da experiência) como ocorre ao behaviorismo, afirmando assim na possibilidade do inatismo.  INATISMO = DISPOSITIVO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM = é aquilo que diferencia dos animais, pois a criança (ser humano) é a única que cria neurônios capazes de adquirir a linguagem; COMUNIDADE = Quando ela é introduzida ao meio...