Vigotsky serve para passar na prova de psicologia, ao meu ver... [risos]
Um pouco de Vigotsky:
Corrente Interacionista:
I) As funções psicológicas possuem um suporte biológico (atividades cerebrais);
II) Funcionamento psicológico se desenvolve a partir das relações entre indivíduo e meio externo
III) Relação entre homem e mundo mediado por símbolos (sistema de símbolos), por exemplo a linguagem é construída por um conjunto de símbolos: fala/escrita/leitura = capacidade de apreensão do mundo externo (realidade).
CRIANÇA:
Pensamento Elementar: A criança o tempo todo é conduzida (mediada) por alguém ou por algum objeto, mediando seus instintos, pois durante este pensamento ela não tem a capacidade independente sobre suas ações.
Pensamento Superior: É a capacidade de auto-condução, comportamento intencional (aprendido).
- O homem evolui de um ser meramente biológico para um ser histórico.
O desenvolvimento e aprendizagem para Vigotsky se baseava na Zona de Desenvolvimento Proximal:
A criança (cognitivo inferior) é influenciada pelo adulto (cognitivo superior), logo ela é 'aproximada' aos ensinamentos do adulto, possibilitando o aprendizado com alguém de estrutura cognitiva mais desenvolvida do que a dela.
A criança encontra-se em uma Zona de Desenvolvimento Real passando para um Potencial, pois tudo aquilo que ela aprende irá realizar no futuro sozinha, como por exemplo:
O professor ou pais, irão ensiná-la a higienização, depois de ensinado, ela atingirá a zona Potencial, usufruindo do aprendizado sozinha.
Portanto, para Vigotsky existe um processo de estímulos que levam a inteligência, e esta leva ao aprendizado.
Um pouco de Vigotsky:
Corrente Interacionista:
- Sócio-construtivismo;
- Desenvolvimento do indivíduo no ambiente social;
- Homem concebido historicamente, elimina a ideia do desenvolvimento biológico;
- Acesso a instrumentos fundamentais para o desenvolvimento:
- Físicos: Objetos manuseados
- Abstratos (simbólicos): Crenças/costumes/valores
I) As funções psicológicas possuem um suporte biológico (atividades cerebrais);
II) Funcionamento psicológico se desenvolve a partir das relações entre indivíduo e meio externo
III) Relação entre homem e mundo mediado por símbolos (sistema de símbolos), por exemplo a linguagem é construída por um conjunto de símbolos: fala/escrita/leitura = capacidade de apreensão do mundo externo (realidade).
CRIANÇA:
Pensamento Elementar: A criança o tempo todo é conduzida (mediada) por alguém ou por algum objeto, mediando seus instintos, pois durante este pensamento ela não tem a capacidade independente sobre suas ações.
Pensamento Superior: É a capacidade de auto-condução, comportamento intencional (aprendido).
- O homem evolui de um ser meramente biológico para um ser histórico.
O desenvolvimento e aprendizagem para Vigotsky se baseava na Zona de Desenvolvimento Proximal:
A criança (cognitivo inferior) é influenciada pelo adulto (cognitivo superior), logo ela é 'aproximada' aos ensinamentos do adulto, possibilitando o aprendizado com alguém de estrutura cognitiva mais desenvolvida do que a dela.
A criança encontra-se em uma Zona de Desenvolvimento Real passando para um Potencial, pois tudo aquilo que ela aprende irá realizar no futuro sozinha, como por exemplo:
O professor ou pais, irão ensiná-la a higienização, depois de ensinado, ela atingirá a zona Potencial, usufruindo do aprendizado sozinha.
Portanto, para Vigotsky existe um processo de estímulos que levam a inteligência, e esta leva ao aprendizado.
Comentários
Postar um comentário