As múltiplas inteligências foram trabalhadas por Howard Gardner, psicólogo americano cognitivo, e sua equipe. Tinham como objetivo entender a questão:
A inteligência pode ser algo único e mensurável a partir de um teste de QI?
Alfred Binet e seu teste de inteligência acabam por limitar as possibilidades que um indivíduo pode desenvolver, obtendo bom resultado no teste ou não.
É reconhecível que pessoas possuem habilidades genéticas que facilitam a aprendizagem de uma atividade, mas aquelas que não possuem, são impossibilitadas que adquirem de outra forma a aprendizagem?
Não. Não temos algo único e mensurável para dizer se há inteligência ou não. Por isso, Gardner, vai dizer que:
- A inteligência é multifacetada;
- Composta por várias competências (visão pluralista)
- Ela pode ser gerada por um processo biológico sim, mas não é a causa determinante da inteligência. Logo, é possível desenvolvê-la, através da vivência/convívio social, experiência, aprendizagem e principalmente estímulos.
OBS: Há um interdependência entre as inteligências desenvolvidas, dependendo da capacidade e vida de cada pessoa. E as múltiplas inteligências integram entre si.
Quais são elas?
Int. Lógico-matemática:
Capacidade de calcular, lidar com números e resolver problemas. Na criança por exemplo, são as habilidades operatórias de selecionar, identificar, quantificar, etc. Esta inteligência é a mais buscada dentro da sala de aula. Um exemplo dela, é o famoso personagem da literatura clássica, do autor Arthur Conan-Doyle, Sherlock Holmes, um detetive que utiliza de sua inteligência o raciocínio lógico-dedutivo para suas investigações.
Int. Linguística ou Verbal:
Capacidade de lidar com a língua oral e escrita. Esta é outra inteligência muito utilizada na sala de aula.
Int. Espacial:
Capacidade de localização, compreensão do espaço, conhecer mapas e plantas arquitetônicas. Um exemplo são os profissionais da área da Arquitetura, Engenharia, etc.
Int. Física-cinestésica:
São as habilidades corporais, expressões corporais. Ex: Atletas, dançarinos, bailarinas, etc.
Int. Interpessoal:
Compreender outras pessoas, capacidade de se relacionar, entender emoções, gestos e reações do outro. Um exemplo é colocar-se no lugar do outro, conhecer seu mundo, compreender sua maneira de pensar, evitando o julgamento impulsivo.
Int. Intrapessoal:
Capacidade do autoconhecimento (manifestações emocionais).
Int. Musical:
Habilidade de combinar tons sonoros harmonicamente, compor músicas, lidar com sons e melodias.
Int. Naturalista:
Capacidade de valorizar a natureza, valorização do mundo natural. Exemplo: a contribuição para a evolução das espécies de Charles Darwin.
Int. Pictórica: Capacidade de se expressar através de traços, desenhos, pinturas. Exemplo: Leonardo Da Vinci, Salvador Dalí, Picasso, etc.
Toda inteligência pode ser desenvolvida, não necessariamente precisa ser fruto genético, mas as habilidades são adquiridas dentro do seu meio ambiente, experiências, convívio social e força de vontade.
A inteligência pode ser algo único e mensurável a partir de um teste de QI?
Alfred Binet e seu teste de inteligência acabam por limitar as possibilidades que um indivíduo pode desenvolver, obtendo bom resultado no teste ou não.
É reconhecível que pessoas possuem habilidades genéticas que facilitam a aprendizagem de uma atividade, mas aquelas que não possuem, são impossibilitadas que adquirem de outra forma a aprendizagem?
Não. Não temos algo único e mensurável para dizer se há inteligência ou não. Por isso, Gardner, vai dizer que:
- A inteligência é multifacetada;
- Composta por várias competências (visão pluralista)
- Ela pode ser gerada por um processo biológico sim, mas não é a causa determinante da inteligência. Logo, é possível desenvolvê-la, através da vivência/convívio social, experiência, aprendizagem e principalmente estímulos.
OBS: Há um interdependência entre as inteligências desenvolvidas, dependendo da capacidade e vida de cada pessoa. E as múltiplas inteligências integram entre si.
Quais são elas?
Int. Lógico-matemática:
Capacidade de calcular, lidar com números e resolver problemas. Na criança por exemplo, são as habilidades operatórias de selecionar, identificar, quantificar, etc. Esta inteligência é a mais buscada dentro da sala de aula. Um exemplo dela, é o famoso personagem da literatura clássica, do autor Arthur Conan-Doyle, Sherlock Holmes, um detetive que utiliza de sua inteligência o raciocínio lógico-dedutivo para suas investigações.
Int. Linguística ou Verbal:
Capacidade de lidar com a língua oral e escrita. Esta é outra inteligência muito utilizada na sala de aula.
Int. Espacial:
Capacidade de localização, compreensão do espaço, conhecer mapas e plantas arquitetônicas. Um exemplo são os profissionais da área da Arquitetura, Engenharia, etc.
Int. Física-cinestésica:
São as habilidades corporais, expressões corporais. Ex: Atletas, dançarinos, bailarinas, etc.
Int. Interpessoal:
Compreender outras pessoas, capacidade de se relacionar, entender emoções, gestos e reações do outro. Um exemplo é colocar-se no lugar do outro, conhecer seu mundo, compreender sua maneira de pensar, evitando o julgamento impulsivo.
Int. Intrapessoal:
Capacidade do autoconhecimento (manifestações emocionais).
Int. Musical:
Habilidade de combinar tons sonoros harmonicamente, compor músicas, lidar com sons e melodias.
Int. Naturalista:
Capacidade de valorizar a natureza, valorização do mundo natural. Exemplo: a contribuição para a evolução das espécies de Charles Darwin.
Int. Pictórica: Capacidade de se expressar através de traços, desenhos, pinturas. Exemplo: Leonardo Da Vinci, Salvador Dalí, Picasso, etc.
Toda inteligência pode ser desenvolvida, não necessariamente precisa ser fruto genético, mas as habilidades são adquiridas dentro do seu meio ambiente, experiências, convívio social e força de vontade.
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