Estágios do Desenvolvimento por Piaget estão dentro da Psicologia genética ou Epistemologia genética (nome da sua teoria do desenvolvimento da inteligência). A epistemologia são estudos e métodos do saber de um ramo científico, das teorias e práticas avaliadas em sua trajetória evolutiva. Mais conhecida como a teoria do conhecimento.
A evolução ou a passagem de um estágio para o outro, não ocorre uma substituição do desenvolvimento intelectual, mas ocorre a integração. Não se esquece o que aprendeu anteriormente.
I) Sensório-motor (0-2 anos):
A evolução ou a passagem de um estágio para o outro, não ocorre uma substituição do desenvolvimento intelectual, mas ocorre a integração. Não se esquece o que aprendeu anteriormente.
I) Sensório-motor (0-2 anos):
- Desde o nascimento;
- Vai até a aquisição da linguagem;
- Manipulação de objetos (por exemplo: brinquedos);
- Inteligência motora: assimilar os movimentos;
- Ações: reflexos, mecanismos hereditários, instintos;
- Primeiras emoções.
- Início da aprendizagem da língua;
- Capacidade da representação do mundo pelos símbolos;
- Egocentrismo: incapacidade do indivíduo (criança) de compreender a necessidade ou desejo do outro por um mesmo objeto;
- Linguagem leva a mudança de comportamento;
- Imitação: obter os mesmos costumes familiares/gostos/atitudes pela educação;
- Fase dos "Porquês"
- Reflexão diante do objeto;
- Capacidade de distinguir, perceber e classificar;
- Sentimento de justiça (lógica) através da socialização/regras.
- Capacidade de abstração: refletir diante de hipóteses;
- Ações de combinação e correlação;
- Formulação do ponto de vista/opiniões.
Comentários
Postar um comentário