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Dois tipos de aprendizagem

Através dos estudos do psicólogo americano David Ausubel, que se inspirou nas teorias de Piaget, aprofundou-se nas pesquisas da aprendizagem cognitiva, criando assim sua teoria sobre como as pessoas se apropriam do conhecimento a partir da aprendizagem. E diferentemente do Piaget, ele se preocupava em como o sujeito constrói os próprios conhecimentos, como ele aprende. Sendo dessa forma, o oposto da teoria piagetiana.

Ausubel em sua teoria, restringe apenas a cognição e aos domínios funcionais do conhecimento humano. Ele diz que possuímos duas vias pelas quais alcançamos a aprendizagem:


  1. Descoberta: Constar fatos e deduzir coisas por conta própria até obter algum conhecimento. Ainda que ela seja desorganizada, para que possamos nos aprofundar ou apenas nos manter no superficial descoberto;
  2. Recepção: A aprendizagem vem pronta e organizada cabendo a nós o esforço de compreensão para manter tal aprendizagem consistente. Esta por exemplo costuma vir através de um professor, alguém apto para programar o conhecimento e passar para aquele que está apto a aprender. 

Dois tipos de aprendizagem:

  • Mecânica: Aquilo que aprendemos não tem relação com nossa estrutura prévia de conhecimento, portanto, tentamos memorizar, deixando a aprendizagem inconsistente correndo o risco de esquecer. Mas em certos casos pode ser recomendável, por exemplo uma criança sem a capacidade cognitiva suficiente que permite o estudo aprofundado sobre algo, necessita da memorização para após o amadurecimento compreender melhor o assunto. 
  • Significativa: É o foco da teoria de Ausubel, onde os novos conhecimentos que o indivíduo adquire, relaciona-se aos conhecimentos prévios do próprio. Ele assimila e armazena esses 'novos' conhecimentos na tentativa de integrar aos conhecimentos 'velhos', já existentes. Esse processo de associação, é a aprendizagem significativa. 
Por meios de estudos mais aprofundados, o sujeito pode ser capaz de compreender aquele estudo mecânico e associá-lo ao estudo que já possuía anteriormente (conhecimento prévio). Por isso, para assimilar todos esses conhecimentos tanto mecânicos quanto significativos ao conhecimento que temos, precisamos de um ponto de ancoragem, conhecido como Subsunçor. 

Subsunçor é uma estrutura específica em que uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz.

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