Através dos estudos do psicólogo americano David Ausubel, que se inspirou nas teorias de Piaget, aprofundou-se nas pesquisas da aprendizagem cognitiva, criando assim sua teoria sobre como as pessoas se apropriam do conhecimento a partir da aprendizagem. E diferentemente do Piaget, ele se preocupava em como o sujeito constrói os próprios conhecimentos, como ele aprende. Sendo dessa forma, o oposto da teoria piagetiana.
Ausubel em sua teoria, restringe apenas a cognição e aos domínios funcionais do conhecimento humano. Ele diz que possuímos duas vias pelas quais alcançamos a aprendizagem:
Dois tipos de aprendizagem:
Subsunçor é uma estrutura específica em que uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz.
Ausubel em sua teoria, restringe apenas a cognição e aos domínios funcionais do conhecimento humano. Ele diz que possuímos duas vias pelas quais alcançamos a aprendizagem:
- Descoberta: Constar fatos e deduzir coisas por conta própria até obter algum conhecimento. Ainda que ela seja desorganizada, para que possamos nos aprofundar ou apenas nos manter no superficial descoberto;
- Recepção: A aprendizagem vem pronta e organizada cabendo a nós o esforço de compreensão para manter tal aprendizagem consistente. Esta por exemplo costuma vir através de um professor, alguém apto para programar o conhecimento e passar para aquele que está apto a aprender.
Dois tipos de aprendizagem:
- Mecânica: Aquilo que aprendemos não tem relação com nossa estrutura prévia de conhecimento, portanto, tentamos memorizar, deixando a aprendizagem inconsistente correndo o risco de esquecer. Mas em certos casos pode ser recomendável, por exemplo uma criança sem a capacidade cognitiva suficiente que permite o estudo aprofundado sobre algo, necessita da memorização para após o amadurecimento compreender melhor o assunto.
- Significativa: É o foco da teoria de Ausubel, onde os novos conhecimentos que o indivíduo adquire, relaciona-se aos conhecimentos prévios do próprio. Ele assimila e armazena esses 'novos' conhecimentos na tentativa de integrar aos conhecimentos 'velhos', já existentes. Esse processo de associação, é a aprendizagem significativa.
Subsunçor é uma estrutura específica em que uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz.
Comentários
Postar um comentário