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Pressupostos teóricos de Wallon

Seguindo com os estudos de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem:


Henri Wallon construiu sua teoria baseando-se na psicogênese, ou seja, início da vida de um indivíduo que começa a se constituir. Pois o estudo precisa ser feito não sobre um momento da vida do ser humano, mas desde o início, a origem, a gênese da vida daquela pessoa; somos seres em evolução desde o bebê ao adulto, em certas determinações que o meio nos impõe.

Os acontecimentos na vida podem modificar as características dos seres, conforme diz a corrente psicológica que Wallon foi adepto (igualmente Vigotsky): corrente epistemológica materialista histórico e dialética, que o homem transforma a todo momento o ambiente em que vive, logo é modificado por aquilo que produziu.


  •  Entre o orgânico (potencial genético, biológico) e o social (as pessoas, o contexto, o meio em que vivemos), existe uma interação dinâmica que produz desenvolvimento. 


O contexto para Wallon pode aprimorar ou deixar cair em extinção um potencial genético. Assim, o desenvolvimento se dá pelo orgânico e social, por exemplo: Se alguém nasce com um alto potencial em alguma profissão e não tem oportunidade para utilizá-lo no meio em que vive, nunca será capaz de aprimorar suas habilidades.

Para Wallon, há três tipos de meios:

Físico-químico: Aquele que oferece as necessidades naturais como água, oxigênio, etc.

Meio Biológico: Diz respeito a inter-relação que possuímos com as demais espécies de seres no mundo.

Meio Social: É a união dos outros dois meios, em que possuímos toda a relação de existência com os seres. É nesse meio em que diferenciamos costumes, culturas, gostos, personalidade, etc.

Wallon dirá também a respeito dos grupos, os quais são muito importantes para o desenvolvimento da personalidade e da consciência e aprendizagem social. Os grupos são indispensáveis, na visão de Wallon, pois é por meio deles que o adolescente por exemplo, tenta se encaixar, se identificar.

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