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Estágios do Desenvolvimento

Estágios do Desenvolvimento por Piaget estão dentro da Psicologia genética ou Epistemologia genética (nome da sua teoria do desenvolvimento da inteligência). A epistemologia são estudos e métodos do saber de um ramo científico, das teorias e práticas avaliadas em sua trajetória evolutiva. Mais conhecida como a teoria do conhecimento.


A evolução ou a passagem de um estágio para o outro, não ocorre uma substituição do desenvolvimento intelectual, mas ocorre a integração. Não se esquece o que aprendeu anteriormente.


I) Sensório-motor (0-2 anos):

  • Desde o nascimento;
  • Vai até a aquisição da linguagem;
  • Manipulação de objetos (por exemplo: brinquedos);
  • Inteligência motora: assimilar os movimentos;
  • Ações: reflexos, mecanismos hereditários, instintos;
  • Primeiras emoções.
II) Pré-Operacional (2-7 anos):

  • Início da aprendizagem da língua;
  • Capacidade da representação do mundo pelos símbolos;
  • Egocentrismo: incapacidade do indivíduo (criança) de compreender a necessidade ou desejo do outro por um mesmo objeto;
  • Linguagem leva a mudança de comportamento;
  • Imitação: obter os mesmos costumes familiares/gostos/atitudes pela educação;
  • Fase dos "Porquês"
III) Operatório-concreto (7-12 anos):

  • Reflexão diante do objeto; 
  • Capacidade de distinguir, perceber e classificar; 
  • Sentimento de justiça (lógica) através da socialização/regras.
IV) Operacional-formal (12-     )
  • Capacidade de abstração: refletir diante de hipóteses;
  • Ações de combinação e correlação;
  • Formulação do ponto de vista/opiniões.

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